Publicação
©2023 by Lindomberto Ferreira Alves & Phoebe Coiote Degobi Ramos
ISBN 978-65-00-71843-0
ARTE | ÉTICA | CRÍTICA | ESCRITURA: QUE NENHUMA VOZ DA REALIDADE HUMANA SEJA EMPURRADA PARA BAIXO DO SILÊNCIO DA HISTÓRIA - TOMO I
Concepção, Organização e Editoria
Lindomberto Ferreira Alves & Phoebe Coiote Degobi
Autories
Afonso Medeiros, Augusto Leal, Brune Ribeiro da Silva, Coletivo FURTACOR, Geovanni Lima da Silva, Guilherme Marcondes, Ian Guimarães Habib, Jocy Meneses dos Santos Junior, Juliano Bentes Nascimento, Luciara dos Santos Ribeiro, Mara Pereira dos Santos, Naine Terena de Jesus, Napê Rocha, Tatiana Gomes Rosa, viníciux da silva.
Revisão e Assessoria de Imprensa
Maurílio Mendonça de Avellar Gomes
Arte da Capa e Ilustrações
Amanda Amaral
Capa, Projeto Gráfico e Diagramação
Mel Travassos
Resenha Crítica
Maurílio Mendonça de Avellar Gomes
Impressão
Alves Gráfica e Editora - Belém, PA
SINOPSE: O livro “Arte | Ética | Crítica | Escritura: Que nenhuma voz da realidade humana seja empurrada para baixo do silêncio da história - Tomo I”, com organização de Lindomberto Ferreira Alves & Phoebe Coiote Degobi, é resultado de um projeto editorial que visa a publicização de agenciamentos de pesquisas em/sobre arte e cultura, a partir de perspectivas críticas contra-hegemônicas. Pesquisas atentas à necessidade de reflexão acerca de como marcadores sociais da diferença (como raça, etnia, classe, gênero e sexualidade) têm atuado nas transformações dos modos de relação e entendimento junto aos campos da curadoria, da crítica, da história, da arte-educação, da pesquisa e das produções artístico-culturais brasileiras contemporâneas.
A obra é composta por quinze (15) ensaios críticos e cujo corpus de autories é composto por: Afonso Medeiros, Augusto Leal, Brune Ribeiro, Coletivo FURTACOR, Geovanni Lima, Guilherme Marcondes, Ian Habib, Jocy Meneses, Juliano Bentes, Luciara Ribeiro, Mara Pereira, Naine Terena, Napê Rocha, Tatiana Rosa e viníciux da silva. Um corpus múltiplo, imbuído de nomes, em plena atividade, e que além de agenciarem a distensão de novos espaços-tempos de conhecimento em arte e cultura brasileira contemporânea, vêm afirmando e fomentando, por meio de seus gestos e modos de agenciar suas redes, o incentivo real à elaboração de experimentos de pensamentos críticos a partir de outras forças epistêmicas, políticas e afetivas.
Assim, objetiva-se que o saldo final deste primeiro tomo caminhe para muito além de uma mera compilação de ensaios escritos e visuais avulsos des autories nele reunides. Espera-se que, juntos, esses ensaios complementem-se em um vasto panorama ao redor de desobediências estético-epistêmicas, comprometidas com as justiças cognitivas/sociais e com a vida em sua pluralidade e imanência. Vislumbra-se, portanto, este conjunto de ensaios como um experimento cartográfico, analítico-prospectivo, nebuloso e heterogêneo, indicativo de pensamentos em devir que encorajam ao desenvolvimento de decomposições e reconstruções de sentidos para a arte, a cultura e o vivido.
A obra é realizada com recursos FUNCULTURA, via Edital de Seleção de Projetos nº 017/2021, da Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo - SECULT/ES.